As previsões meteorológicas apontam para a ocorrência de chuvas normais, com tendência abaixo do normal nas regiões sul e centro de Moçambique, nos meses de Fevereiro, Marco e Abril.
No mesmo período, as províncias do Niassa e Cabo Delgado poderão registar chuvas normais com tendência para acima do normal.
Esta informação foi partilhada hoje, em Maputo, pelo Pesquisador do Clima no Instituto Nacional de Meteorologia, Berbardino Nhantumbo, durante o Fórum de Perspectivas Climáticas Regionais da África Austral, SARCOF-28.
Berbardino Nhantumbo explicou que o sul de Moçambique poderá registar chuvas normais com tendência para acima do normal, onde se esperam grandes fluxos de água que virá do E-Swatini e da África do Sul.
A fonte disse que toda essa previsão foi influenciada pelo El Nino, que se encontra na sua fase positiva.
Sublinhou que a previsão climática sazonal não olha para os ciclones e neste momento estamos no pico dos ciclones.
O Pesquisador em Clima lembrou que se um ciclone afectar a costa moçambicana poderá haver um aumento da precipitação e alterar os cenários previstos.
O SARCOF foi criado em mil novecentos e noventa e seis, por países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC, para permitir que os serviços de meteorologia preparem as previsões climáticas sazonais.
Neste fórum, os especialistas em previsão climática dos países membros da SADC divulgam a previsão climática sazonal, referente a época chuvosa de Janeiro a Marco, nesta região, para que a posterior cada país elabore a sua previsão específica. (RM)
Fonte:Rádio Moçambique Online