A ÍNDIA está interessada em investir no provimento de serviços em algumas especialidades de saúde em Moçambique, tendo em conta o crescente número de cidadãos nacionais que procuram soluções naquele país asiático. Esta manifestação de interesse foi adiantada ontem no Reino Unido pelo Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, durante um encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi.

Em Londres desde terça-feira, o Chefe do Estado manteve vários encontros formais e informais com várias individualidades britânicas e outras, entre elas homólogos de países da Commonwealth, casos dos africanos Muhammad Buhiri da Nigéria, Ururu Kenyatta do Quénia e Paul Kagamé do Ruanda. Com a maioria destes privou durante um retiro para os líderes da Commonwealth havido ontem no Castelo de Windsou, nos arredores de Londres.

Foi em Windsor que Nyusi manteve a reunião com Narendra Modi, com quem abordou também a área dos serviços financeiros, em que a Índia demonstrou interesse e disponibilidade imediata em entrar no mercado moçambicano, que segundo o governante indiano se apresenta como promissor, garantindo que esse interesse está patente no empresariado do seu país.

Durante o encontro, os dois estadistas discutiram ainda aspectos relativos à cooperação bilateral no comércio e na agricultura, áreas em que o Governo indiano está interessado em investir em Moçambique.

Na área comercial, o destque foi para o cometimento do governante indiano sobre o interesse do seu país na continuação importação do feijão bóer moçambicano, tendo afirmado que o balanço nesse aspecto é positivo.

O Presidente Nyusi, que chegou terça-feira a Londres, viajou ao reino Unido no âmbito da Cimeira da Commonwealth, que entre outros assuntos abordou a necessidade de erradicação dos casamentos prematuros nos estados membros. Em Moçambique este flagelo está a ser combatido, merecendo atenção especial do Governo e do Gabinete da Esposa do Presidente da República.

Da participação na Cimeira da Commonwealth, Moçambique espera melhorar o ambiente de negócios para facilitar os fluxos de investimento com a participação do sector privado nacional. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, a participação do país no encontro foi satisfatória, devendo ser materializadas as intenções apresentadas.

No quadro desta viagem ao Reino Unido, o Presidente Nyusi reuniu-se na quarta-feira com o secretário de estado britânico para o Comércio Internacional, Liam Fox, com quem falou de oportunidades de investimento em Moçambique.

Filipe Nyusi deixou Londres ainda ontem, de regresso ao país, estando prevista para esta manhã a realização de uma conferência de imprensa, à sua chegada a Maputo, na qual dará conta dos resultados da sua participação da cimeira.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *