O CINEMA Scala acolhe a partir de hoje a mostra de cinema dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste (PALOP-TL).

Trata-se de uma plataforma que irá exibir longas-metragens faladas em português, cuja perspectiva é mostrar as novas produções e suas respectivas tendências.

De Moçambique estarão em exibição os filmes “A Virgem Margarida”, de Licínio Azevedo, “O Último Vôo do Flamingo”, de João Ribeiro, bem como “O Jardim do Outro Homem”, de Sol Carvalho.

Do estrangeiro serão apresentadas duas películas do realizador guineense Flora Gomes, “Nha Fala”, que é uma comédia musical e “A República dos Meninos”, rodado em Moçambique com a participação do actor norte-americano Danny Glover.

Irão rodar igual número de películas do cineasta angolano Zeze Gamboa, designadamente, “O Herói”, vencedor no Festival de Sundance – um dos maiores do mundo – e irá estrear “O Grande Kilapy”, para o qual convidou o actor brasileiro Lázaro Ramos Ramos (conhecido em Moçambique por “Foguinho”, personagem que interpretou uma telenovela já exibida no nosso país).

De referir que Zeze Gamboa estará na estreia, prevendo encontros do realizador com os profissionais do ramo de cinema.

As exibições serão realizadas às 18.30 horas, sendo a mostra feita ao longo de três semanas. A sessão de encerramento será dedicada a seis filmes realizados por jovens dos PALOP-TL, numa iniciativa da representação da União Europeia no país.

Esta série de exibições é financiada pela representação da União Europeia em Moçambique e apoiada pelo Gabinete do Ordenador Nacional para a Cooperação Moçambique/União Europeia, em parceira com a Associação Cultural Scala.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *