A AFRAMO-CHS, Associação Franco-Moçambicana de Ciência Humana e Sociais, organiza, esta terça-feira, na Universidade Eduardo Mondlane, a cerimónia do lançamento do livro “Renegociar a Centralidade do Estado em Moçambique: Municipalização na Beira, em Mueda e em Quissico”.

De acordo com a Rádio Moçambique, o livro é da autoria do Professor de Administração Pública e Ciência Política na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Egídio Paulo Guambe.

Resultado de mais de cinco anos de investigação, o livro pretende contribuir para uma leitura crítica da reforma de descentralização, da sua execução e das práticas resultantes da respectiva aprendizagem, como modos de exercício do poder; assim como mostrar que a aprendizagem de uma reforma é influenciada pela historicidade das relações entre Estado e sociedade dentro do espaço da sua execução.

Neste livro que será apresentado pelo Professor Doutor José Jaime Macuane e comentado pelo Professor Doutor Domingos de Rosário, ambos do Departamento de Ciência Politica e Administração Pública da UEM, Egídio Guambe defende a ideia de que a reforma da administração, nomeadamente a descentralizadora, ao permitir uma modificação das formas de articulação entre administração e cidadãos, participa na recomposição do Estado.

A observação empírica do funcionamento quotidiano dos municípios da Cidade da Beira e das vilas de Mueda e Quissico, permitiu ao autor perceber como estes se constituem em novas arenas de difusão e de aprendizagem entre Estado e administrados.

Egídio Paulo Guambe é Professor de Administração Pública e Ciência Política na Universidade Eduardo Mondlane e trabalha nas questões da construção de políticas públicas a partir dos actores directamente envolvidos, das transformações das burocracias e políticas de reforma da administração e da construção do Estado.

É Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos de Bordéus (França).

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *