A ADMINISTRAÇÃO do ParqueNacional do Arquipélago do Bazaruto (PNAB), a maior área de conservação marinha do país registou, no ano passado, uma redução de casos de pesca ilegal em cerca de metade quando comparado ao registado de 2019.
A redução de casos nestearquipélago partilhado pelos distritos de Inhassoro e Vilankulo, anorte de Inhambane, rondou aos 47,5 por cento, o que corresponde a 85 ocorrênciascontra os 162, de 2019.
Segundo o chefe de Protecção e Fiscalização do PNAB, Tomás Chibale,o facto deveu-se à fixação de bóias que sinalizam e delimitam a área de conservação, assim como ao aumento de meios materiais e humanos.
”Há um trabalho de fiscalização conjunto realizado pela Marinha de Guerra, fiscais do parque e a Polícia lacustre. Essa equipa tem garantido, dia e noite, a protecção da área de conservação”, disseChibale, citado pela AIM.

O chefe de Protecção e Fiscalização do PNABfrisou que, para além de efectuar detecções, tem também sensibilizadoos visados, explicando-os que o Governo não está contra os pescadorese que a medida visagarantir a continuidade das espécies para gerações vindouras.
Aindasegundoa fonte foram instaurados, no período em alusão, diversos processos criminais, administrativos e disciplinares aos indivíduos envolvidos na pesca ilegal no parque.
“Esses indivíduos estão a contas com as autoridades. Outros foram detidos, outros respondem em liberdade ehá os queforam sensibilizados e punidos de acordo com a infracção cometida”, afirmou.
Na sequência da intensificação das acções de fiscalização, as autoridades apreenderam 25 barcos usados na pesca ilegal em 2020. No ano anterior tinham sido apreendidos quatro.
O Parque Nacional do Bazaruto foi a primeira área de conservação marinha do país.Foi criado em 1971, abrangendo as ilhas Benguérua, Magaruque e Bangué, com uma área total de 80 km². Na altura, as ilhas Bazaruto e Santa Carolina tinham o estatuto de Áreas de Vigilância Especial.
Mas, em 2001, esta área protegidafoi alargada, passando a englobar as cinco ilhas e recebendo a nova denominação, com uma área total de 1430 km².

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *