O Papa Francisco pediu ontem paz para a Ucrânia e recordou o aniversário da tragédia do “Holodomor” (holocausto ucraniano), que há mais de 80 anos matou à fome milhares de habitantes daquele país.

“No sábado, a Ucrânia comemorou o aniversário do ‘Holodomor’, uma fome terrível provocada pelo regime soviético, que causou milhares de vítimas. Uma imagem dolorosa”, assinalou Francisco à janela do apartamento pontifício depois da oração do Angelus.

Cerca de sete milhões de ucranianos terão morrido depois de serem desapossados das suas terras pelo regime soviético de Joseph Estaline no chamado “Holodomor” (1932-1933).

“Rezo pela Ucrânia, para que a força da fé possa contribuir a curar as feridas do passado e promover caminhos de paz”, acrescentou o líder da Igreja Católica, citado pela agência noticiosa EFE.

Oitenta anos depois dos factos ontem recordados por Francisco, a Ucrânia luta ainda para o “Holodomor” ser reconhecido pela comunidade internacional como um acto de genocídio.

Também após a recitação do Angelus, Francisco manifestou a sua “grande dor pela notícia do massacre, que aconteceu numa mesquita no norte do Sinai”.

“Que Deus nos livre destas tragédias e sustente os esforços de todos que trabalham pela paz”, disse o Papa, citado pela agência noticiosa católica Ecclesia.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *