Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, quebra o silêncio e anuncia publicamente a sua candidatura para as eleições gerais de 16 de Setembro de 2025.
O presidente Chakwera que tinha pautado pelo silêncio após o endosso feito por alguns membros do seu partido, incluindo uma resolução do comité executivo central do MCP, indicando-o como candidato presidencial, veio a público confirmar que se vai recandidatar nos próximos pleitos eleitorais.
O anúncio foi em pleno comício realizado na cidade de Blantyre por ocasião das celebrações do dia de Kamuzu Banda.
Lazarus Chakwera, reagia à declaração do antigo presidente do país Peter Mutharika que no último domingo, também anunciou publicamente, que será candidato presidencial nas próximas eleições e afirmou estar determinado a derrotar o actual presidente.
A declaração pública de Chakwera sobre a sua recandidatura, também vem afastar a hipótese de rotatividade na presidência do estado, entre o actual presidente da república e o seu vice-presidente Saulos Chilima, líder do Partido UTM, que teria afirmado ter um acordo nesse sentido.
Chilima afirmou que seria ele a concorrer pela coligação MCP e UTM em 2025, mas as declarações de Chakwera, anulam tal pretensão.
Chilima, que ontem esteve presente nas celebrações, pareceu indiferente à declaração do presidente Chakwera.
No ano passado, o secretário-geral do MCP, Eisenhower Mkaka, afirmou que não tinha conhecimento de tal acordo entre Chakwera e Chilima.
As celebrações do Dia de Kamuzu Banda, deste ano, foram realizadas sob o lema “Kamuzu: O legado de patriotismo, integridade e trabalho árduo”.
Hasting Kamuzu Banda, foi o fundador da nação malawiana, tendo dirigido o país entre 1964 e 1994. (RM Blantyre)
Fonte:Rádio Moçambique Online