ARRANCOU último fim-de-semana, na cidade de Nampula, uma campanha estudantil de reflexão sobre a manutenção da paz efectiva no país, como condição para a implementação, com sucesso, dos projectos virados para o desenvolvimento.

A primeira etapa do movimento reuniu centenas de estudantes da delegação da Universidade Pedagógica (UP), escola secundária e comunitária da Associação dos Deficientes de Moçambique (ADEMO) e do Instituto Médio de Negócios e Finanças de Nampula.

Durante os debates, os estudantes enalteceram os esforços conjuntos que estão sendo empreendidos, nos últimos tempos, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, visando o restabelecimento da paz efectiva e duradoira no país e apelaram para que continuem nesse caminho.

Defenderam, porém, que é necessário que todos os moçambicanos tenham consciência da importância da paz, fazendo cada um a sua parte, para suplementar esses mesmos esforços, tal como é a promoção da campanha em curso.

Rosa Lemos, estudante do curso de Administração Pública na UP, afirmou que, hoje em dia, falar da paz no país é valorizar, também, o espírito de reconciliação e unidade nacional que sempre caracterizou os moçambicanos.

“Todos sabemos que sem paz não há estabilização da nossa economia, não podemos circular livremente no nosso próprio país. Por isso, toda a sociedade é chamada a contribuir, de diversas formas, para o restabelecimento definitivo da paz. E a nossa reflexão nesta campanha é no sentido de, igualmente, implorarmos essa paz que necessitamos”, disse.

O director do Instituto Médio de Negócios e Finanças de Nampula, Cristiano Muinga, explicou que a iniciativa visa promover, no seio dos estudantes, a cultura de paz e a sua disseminação na sociedade, uma contribuição para uma convivência social sã e harmoniosa.

“Na essência, estamos a transmitir e discutir conhecimentos básicos sobre a necessidade de preservação da paz. A paz começa nas comunidades, nas escolas e noutros locais. Os estudantes fazem parte da maioria dos jovens deste país, daí que são chamados a estarem na dianteira na preservação dessa paz”, enfatizou. 

 Segundo os promotores da campanha, a segunda fase deverá reunir os estudantes das escolas secundárias de Nampula e 12 de Outubro e posteriormente outros estabelecimentos de ensino na província.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/67989-nampula-estudantes-em-campanha-de-reflexao-sobre-paz-efectiva.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *