Morte foi anunciada nesta terça-feira (4) pela família da artista. Loretta Lynn em foto de setembro de 2000 em Nashville, no Tennessee
AP Photo/Christoper Berkey
A cantora country Loretta Lynn morreu nesta terça-feira (4). A morte foi confirmada pela família para a agência de notícias Associated Press.
“Nossa preciosa mãe, Loretta Lynn, faleceu pacificamente nesta manhã, 4 de outubro, enquanto dormia em casa em seu amado rancho em Hurricane Mills”, diz o comunicado.
Loretta Webb, nome real da cantora, começou sua carreira nos anos 60. Filha de um operário de minas de carvão, ela cresceu na zona rural do estado de Kentucky, nos Estados Unidos. Em quase 60 anos cantando, já lançou mais de 70 discos e ganhou um prêmio especial do Grammy por sua carreira, em 2010.
Cantora country Loretta Lynn recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 1978
AP Photo/File
Loretta gravou 70 músicas que chegaram às paradas de country na América do Norte. Entre os temas de suas letras, sempre se destacaram versos sobre mulheres fortes e independentes.
Casamento aos 13 anos
Na infância, ela cantou na igreja e em concursos locais de canto. Aos 13 anos, ela se casou com o empresário e produtor Oliver “Mooney” Lynn, com quem teve quatro filhos. Eles ficaram casados até a morte dele, em 1996.
A carreira da cantora começou quando ela tinha 23 anos e passou a se apresentar em casas de show no estado americano de Washington, acompanhada da banda de seu irmão, Jay Lee Webb. Em 1960, assinou seu primeiro contrato e lançou sua primeira música “I’m a Honky Tonk Girl.”
Os dois maiores hits vieram no fim da década de 1960: “Fist City” e “Coal Miner’s Daughter”.
Filme ganhou Oscar
Essa última também deu nome ao filme sobre a vida da cantora, lançado em 1980. Chamado no Brasil de “O Destino Mudou Sua Vida”, o longa deu o Oscar de Melhor Atriz para Sissy Spacek, que interpretou Loretta. O roteiro era baseado na biografia lançada em 1975.
Loretta Lynn em foto de setembro de 2014; Cantora country morreu aos 90 anos
AP Photo/Mark Zaleski
Os anos 70 trouxeram outros sucessos para a carreira da cantora. Foi quando começou sua parceria com o cantor e letrista Conway Twitty, em músicas como “After the Fire Is Gone” (1971), “Lead Me On” (1971), “Louisiana Woman, Mississippi Man” (1973), “As Soon as I Hang Up the Phone” (1974) e “Feelins'” (1974).
Nos anos 80 e 90, Loretta gravou menos discos e se dedicou mais às turnês. Um dos projetos de mais destaque foi feito com as cantoras Tammy Wynette e Dolly Parton, chamado de Honky Tonk Angels.
‘Redescoberta’ por Jack White
Em 2004, Lynn fez uma parceria com Jack White (então vocalista e guitarrista do White Stripes) e lançou “Van Lear Rose”. O disco rendeu turnê e prêmios, incluindo duas estatuetas no Grammy.
Em 2007, ela gravou novamente, desta vez com produção de sua filha Patsy Lynn Russell. O disco mais recente dela se chama “Full Circle” e foi lançado em 2016.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *