João Lourenço anuncia recuperação de mais de 4 mil milhões de euros em activos

Os números estão longe de serem consensuais, mas João Lourenço anunciou que recuperou mais de 4 mil milhões de euros em activos. O total dos fundos retirados, ilicitamente, dos cofres do Estado angolano, podem vir a ultrapassar o valor da dívida de Angola com a China, o principal credor do país.

O presidente angolano referiu-se à recuperação, quinta-feira, durante o discurso sobre o Estado da Nação, que assinalou a abertura do novo ano parlamentar.

João Lourenço anunciou que estão em curso, em todo o país, vários processos-crime e cíveis que permitirão descobrir novos dados, o que pode elevar os números avançados.  

Adalberto da Costa Júnior, líder da UNITA, principal partido da oposição no país, em reação ao discurso proferido pelo presidente, afirmou estar decepcionado com os dados apresentados.

O grupo parlamentar mostrou cartão vermelho, durante a sessão de abertura do ano parlamentar, como forma de protesto pelos resultados apresentados pelo titular do poder executivo.

Já o economista Carlos Rosado de Carvalho disse que esperava mais detalhes sobre os fundos recuperados pelo Estado angolano e que rondam os quatro mil milhões de euros.

Durante a abertura do ano parlamentar, João Lourenço apontou, e entre outras prioridades para o seu executivo, a consolidação do Estado de Direito e a construção de uma economia de mercado dinâmica e eficiente, o aumento do emprego, do rendimento e o bem-estar da população.

 

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published.