A ENFERMARIA de trânsito de casos positivos de Covid-19 no Hospital Central de Maputo (HCM) foi transformada em centro de internamento e tratamentode pacientes.

A mesma tinha sido preparada para receber doentes em trânsito para o Hospital Geral da Polana-Caniço(HGPC),onde funciona um centro de “excelência” para o acompanhamento e tratamento decasos do género.

Entretanto, o HGPC já está no limite, daí esta opção pela enfermaria do HCM.

Madalena Manjate, médica internista, explicou que o centrotem capacidade para 100 camas,das quais 65 já estão ocupadas.

“Temos toda a equipa em prontidão 24 horas”, disseà imprensa.

No início da pandemia no país a enfermaria de trânsito contava com 40 camas. Os casos subiram, e volvidos 10 meses desde que se anunciou o primeiro paciente infectado mais de 30 mil indivíduos foram vítimas do vírus. 

Mouzinho Saíde, director-geral da maior unidade sanitária do país, disseque com a avalanche actual não sabe se a capacidade ali instalada será suficiente para manter os níveis de atendimento.

Acrescentou que as tendas montadas para servir de salas de atendimento de pacientes não são suficientes e adequadas para todos, daí o apelo para que toda a população continue a observaras medidas de protecção individual e colectiva, para não propagar a doença.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *