TODOS juntos ainda somos poucos para vencer o desafio da educação para a mudança social e de comportamento sobre a nutrição, pelo que não devemos desperdiçar qualquer oportunidade de falar, informar e educar sobre a nutrição, onde quer que estejamos. Estas foram palavras da ministra da Saúde, Nazira Abdula, no lançamento de dois projectos de sensibilização para boas práticas alimentares, que têm como finalidade a redução dos índices de desnutrição em Moçambique.

Na ocasião, a ministra referiu que apersistência dos níveis elevados de desnutrição no país, particularmente em crianças com menos de cinco anos de idade, é um enorme desafio para todos os cidadãos, dadas as consequências negativas que advêm deste mal.

“Estes dois projectos, ‘Um minuto de nutrição’ e ‘m-Nutrition’, que hoje aqui lançamos, têm como essência a divulgação de mensagens contextualizadas em forma de spots radiofónicos e televisivos,  mensagens de textos e de voz, com  produção, numa primeira fase, em língua portuguesa, num total  de oito spots  radiofónicos e televisivos, e  elaboração de 160  mensagens de texto e voz em que serão abordados vários assuntos pertinentes”, disse.

A iniciativa do Ministério da Saúde é abraçada pela Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN) e a embaixada da Holanda, seus parceiros. Ela tem em vista sensibilizar a sociedade em geral a contribuir para a redução da desnutrição crónica no país, informar e orientar as famílias sobre a importância do aleitamento materno e estender às comunidades todo o conhecimento sobre alimentação saudável e nutrição em diferentes faixas etárias.

Informar e orientar as famílias sobre a importância de conhecer os alimentos para melhor decidirem sobre o seu consumo e adopção de hábitos saudáveis, promover a qualidade de vida da população através do consumo de alimentos saudáveis e localmente produzidos são outros objectivos da iniciativa

E o facto de as províncias altamente produtivas também apresentarem níveis elevados de desnutrição crónica confirma a visão do Ministério da Saúde de que um passo importante nesta missão é focalizar a educação em todos, para uma mudança social e de comportamento em relação aos hábitos alimentares e hábitos de vida saudável em geral.

Segundo Nazira Abdula, também é importante educar a sociedade sobre a importância da amementação e sobre como e quando se devem introduzir alimentos na dieta das crianças e sobre o uso de produtos localmente produzidos.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/66639-ha-desafios-por-superar-no-combate-a-desnutricao.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *