PASSAM hoje 91 anos desde que o Jornal Notícias saiu, pela primeira vez à rua, a 15 de Abril de 1926. Desde então, vem construído uma trajectória marcada por imensos testemunhos de histórias de vida e de factos sobre a história de Moçambique.

Nos primeiros 49 anos de existência, o “Notícias” testificou pedaços da história colonial e toda a mescla de eventos que marcaram a luta dos moçambicanos contra a dominação portuguesa, cujos registos podem, ainda hoje, ser acessados, consultados e usados como referência do nosso passado colectivo.

No seu longo percurso, o Jornal presenciou a celebração da independência nacional, registou momentos de glória dos moçambicanos, mas também assinalou etapas difíceis da sua trajectória colectiva, desde a agressão movida pelo então regime doApartheid, na África do Sul, e de Ian Smith, na então Rodésia do Sul, hoje Zimbabwe, até à guerra que durante 16 anos inviabilizou a consolidação da independência e o desenvolvimento económico e social do país.

Com a mesma responsabilidade e transpondo sempre as dificuldades que se foram interpondo no percurso, o Jornal Notícias assumiu sempre o seu papel de informar sobre o dia-a-dia dos moçambicanos, explorando no máximo o seu alcance territorial e fazendo valer a capacidade criativa dos seus profissionais.

O Notícias orgulha-se, hoje, não só de ser uma marca reconhecida nacional e internacionalmente, como também de ser uma escola que continua a ser referência para muitos profissionais que dão corpo à respeitada indústria de comunicação social moçambicana.

Com as novas tendências tecnológicas, o “Notícias” chama para si o desafio de incorporar as plataformas digitais nas suas práticas de pesquisa, produção e divulgação de informação relevante para a sociedade, com respeito aos valores de ética e responsabilidade que sempre marcaram a sua actuação.

É nesse contexto que o “Notícias” assume como um dos seus principais desafios manter a relevância e liderança no mercado da comunicação social.

No dia em que assinala o seu 91º aniversário, o “Notícias” reafirma o compromisso com um jornalismo exigente e de qualidade, em que os factos prevalecem sobre a especulação e o sensacionalismo, e onde o público leitor é a principal inspiração e destinatário de todos os seus investimentos.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/66630-noticias-existe-ha-91-anos.html

Leave a Reply

Your email address will not be published.