AS Forças de Defesa e Segurança (FDS) confirmaram ontem o assassinato de 52 jovens na aldeia de Xitaxi, distrito de Muidumbe, na província de Cabo Delgado, pelos malfeitores que têm protagonizado ataques contra alvos civis e militares.

O crime ocorreu na primeira semana de Abril quando as vítimas, de acordo com o porta-voz do Comando Conjunto das FDS, Orlando Mudumane, recusaram-se a juntar-se ao grupo dos malfeitores que atacam alguns distritos a norte da província de Cabo Delgado desde Outubro de 2017.

“Recentemente, os malfeitores tentaram recrutar jovens para integrar as suas fileiras, contudo houve resistência por parte destes, facto que provocou ira dos malfeitores que indiscriminadamente alvejaram mortalmente, de forma cruel e diabólica, 52 jovens na aldeia de Xitaxi, distrito de Muidumbe”, disse Mudumane.

Neste sentido, segundo referiu, as FDS apelam aos jovens a não aceitar o aliciamento de vária ordem dos malfeitores, visando a sua integração neste grupo criminoso.

Mudumane disse que as FDS instam às forças vivas da sociedade no sentido de cooperarem e colaborarem no combate contra os malfeitores que criam pânico, terror, luto e generalizado sentimento de insegurança nos distritos a norte de Cabo Delgado.

Acrescentou que as FDS condenam veementemente estes actos bárbaros e cobardes e reiteram a sua determinação e permanente prontidão operativa e combativa, bem como o seu total engajamento na luta contra os malfeitores e na reposição total da ordem e segurança públicas em todo o território nacional.

“As FDS têm estado a intensificar várias acções operativas de combate e perseguição aos malfeitores, com vista a sua neutralização e consequente responsabilização pelos actos criminosos e hediondos que têm perpetrado naquele ponto do país”, assegurou.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *