A economia moçambicana cresceu, em termos reais, 3.7 por cento, revelam dados publicados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), apontando que o resultado foi alcançado com base em estimativas do Produto Interno Bruto (PIB), calculadas como o somatório dos quatro trimestres de 2017. Este resultado representa uma desaceleração da economia em 0.1 pontos percentuais relativamente a 2016.

O desempenho da actividade económica em 2017 é atribuído em primeiro lugar ao sector primário que cresceu 9.0 por cento, com maior destaque para o ramo da indústria de extracção mineira com cerca de 32.4 por cento de incremento.

Ocupa a segunda posição o sector terciário com um crescimento de 3.1 por cento, induzido pelo ramo dos transportes, armazenagem e actividades auxiliares dos transportes, e informação e comunicações com um crescimento conjunto de cerca de 5.2 por cento.

Ocupando a terceira posição e com um decréscimo de -3.4 por cento está o sector secundário influenciado pelo ramo de electricidade, gás e água com 7.1 por cento.

De acordo com o INE, o ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura, actividades relacionadas e pesca, teve maior participação na economia em 2017 com um peso no PIB de 22.5 por cento seguido dos ramos dos transportes, armazenagem e actividades auxiliares dos transportes, e informação e comunicações com uma contribuição conjunta de 12.2 por cento.

Em terceiro lugar figura o ramo do comércio e serviços de reparação com 11.3 por cento, seguido do ramo da Indústria transformadora, com um peso de 8.6 por cento. Os ramos de aluguer de imóveis e serviços prestados às empresas e educação, com 6.7 por cento e 7.5 por cento, respectivamente. Os restantes ramos de actividade em conjunto tiveram um peso de 31.3 por cento.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *