Empresários chineses pretendem investir mais nas áreas de mineração, agricultura e indústria automóvel no país, no âmbito do fortalecimento das relações bilaterais entre Moçambique e China. Para o efeito, representantes de várias empresas chinesas foram recebidos, esta quinta-feira, pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).
Para debater sobre os negócios, um grupo de empresários chineses dispostos a investir em sectores-chave para alavancar a economia do país foi recebido, esta quinta-feira, na sede da CTA.
Na ocasião, o representante da CTA, Fernando Couto, realçou que “os investimentos devem ser mais focados nas zonas pouco desenvolvidas, onde o potencial agrícola é mais promissor, podendo melhorar a capacidade de produção interna e reduzir importações”, disse.
A China quer investir em projectos em que ambos os países saem a ganhar, e o bom ambiente de negócios em Moçambique oferece confiança.
“Trazemos cá um leque de empresas que têm interesse nas áreas de mineração, transporte, agricultura e que querem fazer negócios com empresas moçambicanas”, afirmou Cuizhi, representante da delegação chinesa.
Os empresários apelam à sua contraparte moçambicana para adoptar as moedas dos dois países nas trocas comerciais.
“Com este ambiente de negócios, abrimos um campo para que possamos usar moedas da China e de Moçambique em ambos os territórios, para trocas directas nos negócios”, finalizou. A China tem-se firmado, nos últimos anos, com um dos mais importantes parceiros comerciais de Moçambique.
Fonte:O País