“A Dança da Poligamia” é título de um bailado que estreia no próximo dia 19 de Abril, às 17 horas, no Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane de Inhambane. O espetáculo produzido pela VINA Produções, enquadra-se nas celebrações do Dia Mundial da Dança, que se assinala anualmente a 29 de Abril.
“A Dança da Poligamia”, que estreou em 2023 na cidade de Maputo, é da autoria e direcção artística de Casimiro Nhussi, que procura explorar a riqueza das artes cénicas nos domínios do teatro, poesia, música e sobretudo a dança.
Através do corpo, da representação e oralidade, “A Dança da Poligamia” propõe uma conversa sobre um fenómeno cultural de matriz africana que continua presente na sociedade contemporânea.
O bailado será apresentado numa noite de gala que promete convergir no mesmo palco a visão e perspectivas dos artistas sobre a Poligamia; a partir do seu contexto histórico e os dias de hoje.
De acordo com Casimiro Nhussi, “A Dança da Poligamia é uma chuva dos movimentos melódicos, dos sentimentos profundos que carregam as emoções estrambóticas dos maridos e mulheres. A Dança da Poligamia é um canto e é um poema amoroso encurralado na teia das emoções de um ser humano. Canta as canções religiosas e culturais das tradições de um povo, pode ser dançada emocionalmente ou intelectualmente”.
O bailado procura igualmente influenciar uma compreensão sobre os impactos da Poligamia na promoção dos direitos fundamentais da humanidade, olhar os possíveis conflitos entre a tradição, lei e género, bem como reflectir sobre o lugar da tradição na sociedade actual em Moçambique.
Fonte:Rádio Moçambique Online