MAIS de três mil e setecentos residentes do Arquipélago de Bazaruto, em Inhambane, receberam semana finda, um milhão e novecentos e vinte mil meticais, correspondentes aos 20 por cento das receitas do turismo, arrecadadas no presente ano, no âmbito da responsabilidade social dos operadores locais.

A cerimónia de entrega dos três cheques destinados às Ilha de Bazaruto, Benguerua e Magaruque, foi orientado pela ministra de Terra e Ambiente, Ivete Maibaze.

Maibaze disse na ocasião que, a exploração dos recursos permite o melhoramento ecológico, conservação das espécies marinhas e das condições de vida das comunidades locais, através da canalização dos 20 por centos das receitas arrecadas pelos operadores turísticos.

“A entrega do valor para os residentes nas áreas de conservação faz parte do leque de projectos concebidos para a melhoria da gestão do parque, e uma das alternativas de subsistência das comunidades reduzindo a pressão dos recursos naturais que são a sua principal fonte de vida”, explicou a fonte..

Na ocasião, Ivete Maibaze, procedeu a inauguração das residências para os oficiais das áreas de conservação, tendo dito no final que as mesmas visam assegurar a implementação das actividades do desenvolvimento que constam do programa quinquenal.

Já a Secretária do Estado, Ludmila Maguni, indicou que a província de Inhambane, é um destino turístico de referência nacional e internacional com um produto turístico baseado em recursos marinhos, flora, fauna, património histórico e cultural associado a uma localização geográfica estratégica como extensão costeira de 700 quilómetros o que confere uma vantagem competitiva no desenvolvimento do turismo e diversificação da oferta.

Com uma área de 1.430 quilómetros quadrados, o parque nacional de arquipélago de Bazaruto e um património marinho constituído por cinco ilhas, cujo principal objectivo e de proteger dugongo, e as tartarugas marinhas espécies em via de extinção.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *