O Access Bank Mozambique SA, Atlas Mara Limited e ABC Holdings Limited anunciam que assinaram um acordo definitivo relativo a uma proposta de aquisição da African Banking Corporation (Moçambique), SA (“BancABC”) pelo Access Bank Mozambique, SA seguido por uma subsequente fusão das duas entidades.

 

Uma vez implementado, o banco combinado deverá fortalecer seus índices financeiros e regulatórios, resultando numa estrutura de capital robusta que apoiará o crescimento sustentável e garantirá que a base de clientes dos bancos se beneficie por fazer parte de um dos maiores grupos bancários africanos.

 

A transação está sujeita ao cumprimento de várias condições precedentes que, entre outras, incluem aprovações regulatórias pelo Banco Moçambique, entre outras entidades relevantes.

 

Os principais destaques da transação proposta incluem:

 

Uma transação complementar que combina as capacidades de financiamento de atacado e comércio do Access Bank Mozambique com as operações bancárias de retalho e comercial do BancABC.

 

Os clientes do Acess Bank Mozambique e BancABC vão beneficiar de um banco bem capitalizado, uma oferta de produtos e serviços mais sofisticada e uma rede geográfica mais ampla.

 

Após a fusão legal dos dois bancos, a entidade ampliada deverá ser o sétimo maior banco do país e será uma subsidiária de propriedade maioritária do Access Bank Plc

 

Comentando a transacção, o Diretor Executivo do Access Bank Mozambique, Marco Abalroado, disse: “Estou muito satisfeito por termos chegado a um acordo para uma proposta de fusão com o BancABC, um banco comercial e de retalho dinâmico com presença em seis províncias de Moçambique. Esta fusão, que fará com que o banco combinado se torne um banco relevante em Moçambique, aumentará nossa escala e melhorará nossa alavancagem operacional, permitindo-nos entregar nossas ofertas existentes de retalho e atacado a uma base mais ampla de clientes em Moçambique, posicionando o banco para o crescimento na trajetória de longo prazo para o país. A fusão também permitirá um foco contínuo em capital humano robusto nos bancos combinados para melhor servir nossos clientes e contribuir para a economia”. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *