O GOVERNO zimbabweano convocou o embaixador norte-americano após um conselheiro dos EUA ter acusado o Zimbabwe de ser um dos “adversários estrangeiros” que tenta tirar partido dos protestos no país, noticiou ontem a imprensa local.

De acordo com o jornal estatal “The Herald”, o embaixador dos Estados Unidos da América (EUA), Brian Nichols, foi convocado para uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe após os comentários feitos pelo conselheiro Robert O’Brien, no domingo.

Numa entrevista à estação de televisão norte-americana ABC, citada pela agência Associated Press, O’Brien sugeriu, sem apresentar quaisquer provas, que o Zimbabwe é um dos vários “adversários estrangeiros” – a par da China e Rússia – que tentam tirar partido dos protestos no país para “semear a discórdia e tentar danificar” a democracia nos EUA.

“Portanto, vai haver uma resposta e vai ser proporcional, mas não é algo que os nossos adversários vão poder evitar”, referiu O’Brien.

As declarações do conselheiro surgiram após este ser confrontado com uma publicação na rede social Twitter do senador republicano Marco Rubio, pelo Estado da Flórida, que abordou uma “forte actividade nas redes sociais associada a pelo menos três adversários estrangeiros”.

“Não criaram estas divisões, mas estão a incentivar e a promover activamente a violência e os confrontos de vários ângulos”, escreveu o senador.

Na plataforma social Twitter, o secretário permanente do Ministério da Informação do Zimbabwe, Nick Mangwana, rejeitou as acusações e escreveu que o país africano “não se considera um adversário da América”.

“O Zimbabwe não se considera um adversário da América. Preferimos ter amizades e aliados a ter adversidades que não ajudam com quaisquer outros países, incluindo os EUA”, escreveu Mangwana no domingo.

Em causa estão os protestos pela morte do afro-americano George Floyd, 46 anos, que morreu na noite de 25 de Maio, em Minneapolis, após uma intervenção policial violenta.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *