As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) devem garantir eficiência e eficácia na prestação de serviços ao cidadão em áreas como educação, saúde, energia, infra-estruturas, turismo, exploração de recursos naturais, mudanças climáticas, protecção e preservação da biodiversidade, entre outras.

A intenção foi manifestada durante a conferência executiva do lançamento da Blackboard em Moçambique, que decorreu recentemente, em Maputo.

Falando em representação do Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, o assessor do MCTESTP para a área das TIC, Lourino Chemane, referiu que  competências digitais são essenciais para o acesso, processamento e comunicação de dados, bem como para  a obtenção de informação que favoreça a competitividade das instituições e das empresas.

Segundo Chemane, a maior parte dos produtos e serviços digitais adquiridos e contratados pelas instituições da educação no país são importados e, em muitos casos, não há filiais dessas entidades sediadas no país, o que dificulta o processo de sua aquisição e manutenção.

“Acreditamos que o estabelecimento da Blackboard Moçambique vai contribuir para minimizar parte dos problemas ora apontados, no que concerne aos produtos e serviços fornecidos por essas multinacionais”, afiançou Chemane.

Ademais, o estabelecimento de empresas de base tecnológica no nosso país, em particular as de TIC, constitui um factor importante e de destacar pelo papel que têm em enquadrar jovens no mercado de trabalho e pela sua contribuição no crescimento económico do país.

Foi neste contexto  que, na sua alocução, Lourino Chemane convidou as empresas nacionais e internacionais de base tecnológica a estabelecerem parcerias com instituições públicas, como a Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, que possui 950 hectares disponíveis para exploração, e sob o regime de zona económica especial, para desenvolverem actividades de pesquisa, com a participação dos estudantes das instituições de ensino superior e de ensino técnico-profissional, e mesmo para o estabelecimento de linhas de montagem dos seus produtos.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *