A sede do distrito de Quissanga viveu momentos de pânico e agitação ao princípio da noite desta terça-feira, na sequência da circulação de homens estranhos, supostamente, munidos de armas de fogo. O mesmo cenário foi vivido na sede do posto administrativo de Bilibiza e na aldeia Mussomero. Acredita-se que os homens estranhos fazem parte do grupo de terroristas que actua na província de Cabo Delgado.

 

 

Fontes disseram à “Carta” que os moradores daqueles locais fugiram para os esconderijos, receando um possível ataque terrorista. Outros moradores recorreram a barcos à procura de locais seguros.

 

“Como sabem, nos últimos dias, vive-se um ambiente de paz aqui em Quissanga. Só que nesta noite de terça-feira, quando vinham da machamba, algumas pessoas viram homens estranhos nos arredores da aldeia Mussomero e alertaram a toda a comunidade, e a informação também acabou chegando a Quissanga-sede. Todos nós ficamos em pânico e em debandada”, descreveu um técnico de medicina geral, afecto no Centro de Saúde de Quissanga-sede.

 

“Aqui em Bilibiza estamos mal, os homens armados queriam entrar em Mussomero, então a população fugiu e o chefe do posto de Bilibiza veio aqui mandar fechar barracas e desligar a música. Não sei onde estão a minha esposa e as crianças”, contou Félix Alberto, na última noite, a partir de Bilibiza-sede.

 
Segundo a fonte, o grupo que tentou atacar a aldeia Mussomero é o mesmo que esteve na passada segunda-feira na aldeia Cagembe, onde orientou uma reunião com a população apelando para seguir a ordem divina, de acordo com o islão. Alguns relatos dão conta de que os terroristas permaneceram em Cagembe até esta terça-feira. (Carta)
 

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *