A DEMORA na atribuição de terrenos, falta de escola técnica e universidade, emprego e espaços recreativos, bem como a exiguidade do subsídio para idosos são parte das inquietações ontem apresentadas ao Presidente da República, Filipe Nyusi, pelos residentes da KaTembe, na cidade de Maputo.

O Chefe do Estado, que entre quinta-feira e ontem visitou a capital, foi ainda confrontado com o mau estado das vias de acesso e falta de transporte, necessidade de mais unidades policiais, sanitárias e ambulâncias neste distrito municipal, cuja vida se torna cada vez mais complexa, devido ao desenvolvimento socioeconómico.

A população, presente no comício realizado no bairro Chali, parte dos pouco mais de 20 mil habitantes de KaTembe, apontou avanços alcançados desde 2015, tais como a construção do Centro de Saúde de Chamissava, novas salas de aula, carteiras e extensão da rede eléctrica, mas deplorou a lentidão do parcelamento e/ou atribuição de terrenos para habitação, pediu a criação de jardins e parques infantis, tal como os que existem noutros distritos, a exemplo de KaMpfumu.

KaTembe têm plano geral e parciais de urbanização aprovados há vários anos, mas os residentes locais e os que pretendem se instalar na zona poucos avanços vêem. Milhares de cidadãos têm notas de atribuição há mais de cinco anos, mas até hoje não receberam os respectivos espaços. Os nativos receiam que a zona seja tomada pelos novos ocupantes em detrimento deles.

Filipe Nyusi anotou as preocupações e deixou respostas e orientações para a população e os governos liderados por Iolanda Cintura e David Simango.

Quanto ao apelo para aumento do subsídio para idosos, o Chefe do Estado assumiu ser preocupação do Governo o ajustamento do valor, mas destacou que o país vive uma conjuntura financeira desfavorável. Defendeu o aumento da produção como via para o incremento do subsídio e dos salários dos trabalhadores.   

Garantiu que o Ministério da Saúde tem já um projecto de hospital maior para KaTembe, estando na busca de financiamentos. Resposta idêntica para a preocupação sobre escola técnico-profissional.

Quanto à esquadra e espaços recreativos, o assunto foi imediatamente encaminhado pelo Presidente da República ao comando da Polícia e governos da cidade e município de Maputo, respectivamente para a busca de soluções.

Sobre as queixas relacionadas com terrenos, Nyusi tranquilizou os nativos, afirmando que terão prioridade, mas o vereador da KaTembe, António Tovela, é da opinião que os já residentes naquele distrito devem ser mais abertos para acolher novos munícipes que queiram se instalar.

Aliás, mesmo o Chefe do Estado exortou os residentes do distrito para que não encontrem problema em tudo, mas se envolvam na busca de soluções juntamente com as autoridades.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/68178-terrenos-emprego-hospitais-e-escolas-residentes-da-katembe-queixam-se-ao-presidente.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *