A Tanzania celebrou hoje o 60.º aniversário da união do Tanganyka e do arquipélago de Zanzibar, que deu origem ao país, numa cerimónia em Dar-és-Salaam em que participaram seis chefes de Estado de outros países africanos.

“Passo a passo, construímos uma casa sólida na Tanzania sobre os alicerces da solidariedade, da fraternidade e do socialismo africanos”, celebrou a Presidente tanzaniana, Samia Suluhu Hassan, no estádio nacional Uhuru (“liberdade” em suaíli), em Dar-es-Salaam, na presença de centenas de pessoas, apesar da chuva intensa.

https://42b3b3f45a42b37d1256e5715778297e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html “O melhor presente que podemos dar aos fundadores desta união é proteger e continuar a manter viva a sua grande visão. Todos nós testemunhamos os grandes avanços que fizemos nos últimos sessenta anos”, acrescentou.

O evento em Dar-es-Salaam contou com a presença dos presidentes do Quénia, William Ruto, do Burundi, Evariste Ndayishimiye, das Comores, Azali Assoumani, da Namíbia, Nangolo Mbumba, da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e da Somália, Hassan Sheikh Mohamud.

Também esteve presente o presidente de Zanzibar, Hussein Ali Mwinyi, território que, apesar de fazer parte da Tanzania, mantém um governo semiautónomo.

O território continental da actual Tanzania (Tanganyka), vizinho de Moçambique, conquistou a independência do Reino Unido em Dezembro de 1961 e tornou-se uma república um ano depois.

O seu primeiro presidente, Julius Nyerere, promoveu durante anos a união de Tanganyka com o arquipélago de Zanzibar, algo que ocorreu em 26 de Abril de 1964.

Como pan-africanista, Nyerere sempre defendeu a união política de todos os povos do Leste e do resto da África.

No entanto, muitas pessoas em Zanzibar acreditam que o governo da Tanzania ignorou as necessidades daquele arquipélago e os marginalizou politicamente. (RM-NM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *