O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) da cidade de Maputo está a capacitar, de ontem até quinta-feira, 181 agentes cívicos, com os olhos postos nas eleições autárquicas de 10 de Outubro.

Falando em Maputo, a jornalistas, a presidente da Comissão Provincial de Eleições (CPE) da cidade de Maputo, Ana Chemane, disse que não “é o número desejável, porém, o mesmo deve se ajustar às exigências e condições do país”.

Uma das mensagens que os agentes eleitorais devem levar à população é transmitir que o processo de votação será célere e de muita responsabilidade, visto que não haverá mais que um boletim, como tem sido habitual.“De qualquer das formas, nós acreditamos que com este número de agentes de educação cívica distribuídos por todos os distritos da cidade, em função da densidade territorial e populacional de cada distrito, a mensagem vai chegar ao eleitorado”, disse.
Segundo a AIM, Chemane garantiu que ao nível dos bairros, através dos órgãos eleitorais, estão a ser criadas dinâmicas para que o movimento eleitoral se faça sentir.
Os agentes, ora em formação, serão distribuídos pelos sete distritos municipais da cidade para sensibilizar e mobilizar o cidadão eleitor a afluir às urnas no dia 10 de Outubro.
O STAE na cidade de Maputo recenseou 557.168 cidadãos para as próximas eleições autárquicas.

Em Tete a formação também já está em curso 

Arrancou ontem, em todas as quatro autarquias da província de Tete, o curso de formação de 237 candidatos a agentes de educação cívica, no âmbito dos preparativos das eleições autárquicas de 10 de Outubro próximo.
A província de Tete possui quatro autarquias, nomeadamente, a cidade de Tete, vila de Moatize, no distrito como o mesmo nome, vila de Ulónguè, no distrito de Angónia, e Nhamayábuè, em Mutarara.
“A formação está a decorrer em cada um dos municípios e esperamos que ao longo dos três dias tudo decorra da melhor forma”, disse, em conferência de imprensa, o porta-voz do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Vitorino Barra.
Explicou que a actual fase é crucial no processo de preparação das eleições de 10 de Outubro deste ano. “Dissemos isso porque os agentes em formação desempenharão uma tarefa muito importante na mobilização dos potenciais eleitores para votação”.
A fonte anunciou que depois da formação, o STAE vai seleccionar 215 agentes de educação cívica.
“São estes que garantirão a campanha de mobilização do eleitorado, que começa este sábado”, disse, citado pela AIM.
“Também estamos a preparar a outra fase, que é a de formação de Membros das Mesas de Voto (MMVs), que arrancará no dia 16 de Setembro próximo”, acrescentou.
O STAE também já está a organizar as urnas, candeeiros, malas e outros materiais para evitar falhas.
“Também estamos à espera do “kit” principal e as cabinas de votação, que serão enviados pelo STAE central”, disse.
O porta-voz do STAE afirmou que no total serão 281 mesas de votação nas quatro autarquias. A cidade de Tete terá 184 mesas, Moatize vai instalar 49 mesas, Ulónguè (34) e Nhamayábuè (14).
Refira-se que para o escrutínio de 10 de Outubro o STAE recenseou 201.028 potenciais eleitores.
“Paralelamente, estamos também a preparar o arranque da campanha de educação cívica, a acontecer este sábado. A cerimónia de lançamento será feita pelo governador de Tete, Paulo Auade”, disse a fonte.
Por seu turno, o presidente da Comissão Eleitoral da cidade de Tete, Leonardo Chaipa Mouzinho, disse, durante a abertura do curso de formação dos agentes, que a educação cívica que os formandos devem encarar esta fase como sendo a mais importante, porque a mobilização do eleitorado é o que conta muito para evitar abstenções.
“O maior número de eleitores depende de vocês. Carregam uma grande responsabilidade para todo este processo de votação, daí que pedimos para que captem bem as matérias”, disse.
“Vão exercer um trabalho enorme e complexo de mobilizar o eleitorado. Queremos que a campanha de educação cívica abranja todos os munícipes, para que todos tenham a consciência da importância de voto neste processo democrático”, frisou Mouzinho.
A formação inclui matérias como conceito de educação cívica, educação cívica eleitoral, campanha de educação cívica eleitoral, fiscalização de actos eleitorais e ilícitos eleitorais.

 

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *