O assassinato, há dias, de uma mulher (de tronco nu) em plena via pública (agora privatizada), na província de Cabo Delgado, continua no topo da agenda dos debates nacionais, com a sociedade dividida em torno dos reais autores daquela barbárie. Para alguns, o acto horroroso foi causado pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) e para outros foi protagonizado pelos terroristas.

 

Face a esta situação, “Carta” ouviu dois militares que se encontram no teatro operacional norte, que garantiram tratar-se dos seus colegas que protagonizaram o acto, alegadamente cumprindo “ordens superiores”.

 

Carta: O vídeo que circula nas redes sociais, de uma mulher (de tronco nu) sendo assassinada por supostos militares, foi protagonizado pelos seus colegas ou não?

 

Militar: São, sim!

 

Carta: É verdade que os indivíduos que estiveram envolvidos naquela cena estão mortos?

 

Militar: Não tenho essa informação. Mas o que posso garantir é que são meus colegas. O que acontece é que aquela senhora se perdeu e foi sair numa das nossas posições. Então, os colegas que estavam naquela posição acabaram…, tu sabes.

 

Carta: Mas sabes porquê a vítima estava sem roupa? Será que se perdeu nua?

 

Militar: As mulheres do grupo deles [dos terroristas] ficam nuas para nos poder parar. Não usam roupa!

 

Carta: Não havia condições para prendê-la, como forma de recolher mais informação sobre os terroristas?

 

Militar: Havia, mas estavam a cumprir ordens…

 

Outra fonte avançou que os protagonistas do vídeo estão detidos, desde o passado dia 15 de Setembro, porém, sem avançar detalhes em torno do local onde os mesmos se encontram. (O.O.)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *