Sete milhões de senegaleses vão eleger, amanhã, o novo presidente daquele país. Amadou Ba e Bassirou Faye são apontados como fortes candidatos.

A campanha eleitoral para as eleições presidenciais no Senegal, marcada por comícios, desfiles de automóveis e contacto interpessoal, encerrou esta sexta-feira.

E, no domingo, os senegaleses realizam as primeiras eleições durante o período do Ramadão no Senegal, país maioritariamente muçulmano.

Fora da corrida ficam 2 candidatos que entretanto desistiram, num total à partida de 19. O candidato do poder, Amadou Ba, e Bassirou Domaye Faye, do opositor Ousmane Sonko, são tidos como os pesos pesados da competição.

O Senegal tem realizado eleições regulares desde que se tornou independente da França em 1960 e nunca sofreu um golpe de Estado. O país tem sido visto como um exemplo de democracia e estabilidade na região.

No entanto, o país mergulhou numa crise política quando o Presidente cessante Macky Sall decidiu adiar as eleições apenas oito horas antes do início da campanha, dando origem a violentos protestos e detenções.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *