O Partido Frelimo felicitou ontem, publicamente, o candidato a presidente do Conselho Municipal de Nampula pela Renamo, Paulo Vahanle, virtual vencedor da segunda volta da eleição intercalar, realizada quarta-feira.

O chefe da brigada central de assistência à província de Nampula, Tomaz Salomão, afirmou que os resultados preliminares reflectem a vontade dos eleitores, daí que os números até então divulgados devem ser respeitados.   

“Com base nos elementos disponíveis, tudo indica que o candidato da Renamo lidera esta contagem da segunda volta da eleição intercalar”, enfatizou.

Apesar disso, Salomão disse ser necessário aguardar serenamente que os órgãos competentes da administração eleitoral façam o pronunciamento final do processo.

Entretanto, manifestou o desapontamento da Frelimo pelo facto de um dos canais de televisão nacional ter passado, em pleno dia da votação, pronunciamentos ou declarações marcadamente de campanha fora dos prazos previstos pela legislação eleitoral.

“Referimo-nos directamente ao facto de a STV ter publicado declarações do líder da Renamo, no período fora da legislação eleitoral, o que nos parece, portanto, não ser uma atitude curial para com as regras da democracia que estamos a construir”, considerou.

O membro sénior do partido Frelimo saudou os militantes e simpatizantes desta formação política, assim como a população da cidade de Nampula, no geral, por terem votado no candidato Amisse Cololo. Explicou que apesar de o seu candidato se posicionar no segundo lugar na contagem preliminar, o número de eleitores que votou em Cololo registou um crescimento em relação à primeira volta.

“Apesar do crescimento dos eleitores, os números não foram o suficiente para vencermos o concorrente Paulo Vahanle, que disputou com Amisse Cololo, esta segunda volta”, disse Tomaz Salomão.

 

Renamo diz que manifesto é credível

A RENAMO manifestou-se convicta de que os resultados preliminares, que conferem favoritismo ao candidato Paulo Vahanle sobre o seu adversário Amisse Cololo, demonstram que o manifesto apresentado na campanha eleitoral foi aceite pelos munícipes de Nampula.

O porta-voz da Renamo em Nampula, Ossufo Ulani, disse que a posição de Paulo Vahanle na contagem de votos demonstra a vontade dos munícipes, que depositaram a sua confiança neste candidato.

“Aqui está a resposta de tudo o que dissemos na campanha eleitoral. Sabíamos que teríamos uma vitória esmagadora”, afirmou Ulani.

Acrescentou que a esperança num resultado positivo residia na receptividade e popularidade do partido e do seu candidato no seio dos munícipes, demonstrados durante a campanha eleitoral.

“Os resultados parciais apurados pelo gabinete de eleições da Renamo não se distanciam dos que foram colhidos pelos órgãos de comunicação social e pelos observadores eleitorais. Por isso, estamos seguros na vitória”, indicou.

O porta-voz da Renamo disse estar apenas à espera dos pronunciamentos e formalismos subsequentes à votação, para que Paulo Vahanle tome posse e inicie a implementação do seu manifesto.

“Vamos cumprir o que prometemos”, assegurou.

A Renamo saiu ontem às ruas para festejar a vitória de Paulo Vahanle, numa altura em que ainda decorria a sistematização de algumas mesas, cuja contagem não havia atingido os 100 por cento dos votos expressamente válidos.

Os simpatizantes do partido liderado por Afonso Dhlakama justificaram a sua acção pela diferença percentual.

Sobre a manifestação, o porta-voz da Renamo explicou que ela foi da iniciativa dos membros e simpatizantes eufóricos pela virtual vitória de Vahanle.

 

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *