O Governo moçambicano anunciou que a pobreza urbana reduziu 11 por cento, na sequência da implementação de pouco mais de dois mil pequenos projectos de geração de renda nas áreas do comércio, pecuária e indústria, facto que permitiu a abertura de mais de 26 mil novos postos de trabalho.

Os novos empregos foram criados no âmbito da implementação do Programa Estratégico para a Redução da Pobreza Urbana (PERPU) para o ano de 2016 e, para o efeito, foram investidos cerca de 84 milhões de meticais.

Os dados foram revelados ontem, em Maputo, pela porta-voz do Governo, Ana Comoana, no fim da 26ª sessão ordinária do Conselho de Ministros.

Ela referiu que apesar das adversidades económicas que o país atravessa foi possível assegurar 60 por cento dos cerca de 140 milhões de meticais inicialmente planificados.

“Relativamente ao género, 52 por cento dos projectos beneficiaram mulheres e 48 por cento homens. Resultados acumulados desde 2011, de um financiamento global de 753 milhões de meticais, foram implementados 15 mil projectos nas diferentes áreas de actividades”, disse Ana Comoana.

Na mesma sessão, o Conselho de Ministros apreciou o reajustamento sobre a necessidade da redução em 50 por cento do índice de transmissão sexual do HIV/SIDA, no âmbito da adopção da Declaração da Política de Alto Nível sobre HIV/SIDA das Nações Unidas.

A porta-voz do Governo disse que a referida declaração está alinhada com o IV Plano Estratégico de Combate à pandemia, que prevê a redução do índice de mortalidade por esta doença, em 49 por cento até 2020.

Refira-se que o índice de prevalência nacional de HIV passou de 11,5 por cento em 2009 para 13,2 por cento em 2015.

Mediante esta situação, o Governo compromete-se a continuar a expandir os serviços de prevenção e diagnóstico do HIV, bem como aumentar o número de unidades sanitárias que oferecem o tratamento anti-retroviral.

(AIM)

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/70039-pobreza-urbana-reduz-11-por-cento.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *