Cerca de quinhentos e quarenta mil hectares de campos agrícolas com produção de milho, feijão, arroz e hortícolas foram dados como perdidos, no primeiro semestre desde ano, no país, em consequência das intempéries.

 Ainda assim, o governo diz que desempenho do Plano Económico e Social do primeiro semestre é positivo, tendo como indicador a realização de cinquenta e quatro por cento das actividades programadas.

Segundo a Rádio Moçambique, outros indicadores que influenciaram positivamente a economia nacional estão ligados a redução da taxa de inflação par 2.3 por cento no primeiro semestre deste ano, contra 22 por cento, em igual período do ano passado.

 Os dados foram anunciados, ontem em Maputo pelo porta-voz do ministério da Economia e Finanças, Rogério Nkomo, numa conferência de imprensa sobre o balanço do Plano Económico e Social e sobre o Relatório de execução do Orçamento do Estado do primeiro semestre deste ano.

 “A taxa de câmbio teve uma tendência de apreciação e tendo fechado o período com 59.5 meticais por dólar e no caso do rand fechou em 4.51 meticais por rand”

 No que refere as despesas para do primeiro semestre, o governo tinha disponíveis 122. 8 mil milhões de meticais e deste montante foram gastos 119.9 mil milhões de meticais.

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *