NA visita que faz a partir de hoje até sexta-feira, o Papa Francisco irá transportar-se num papamóvel da marca Isuzu D-Max 4X4, que já se encontra em Maputo, confirmou a Igreja Católica ao “Notícias”.

Em entrevista exclusiva com o nosso matutino, António Juliasse, Bispo Auxiliar de Maputo e coordenador-geral da visita papal, revelou que é o mesmo papamóvel que o Sumo Pontífice usou na visita ao Quénia, em 2015, para poupar recursos, pois a austeridade é uma das marcas do actual Santo Padre.

Consta que a viatura foi, recentemente, enviada por via marítima de Mombasa, para Maputo.

Conforme o portal Catch, especializado em assuntos religiosos, o veículo foi inspeccionado, repintado e as tampas dos bancos foram substituídas antes do envio.

De acordo com a Agência de Notícias Católica da ACI África, Benjamin Maswali, um soldado queniano disse que o veículo havia sido inspeccionado, pessoalmente, pelo Presidente queniano Uhuru Kenyatta, antes de ser enviado a Moçambique.

O Bispo Bert van Megan, Núncio Apostólico daquele país, explicou que a Polícia do Vaticano entrou em contacto com ele, em Junho, para enviar o papamóvel ao nosso país. Devido a aspectos específicos da viagem, o veículo deve ser, relativamente, alto para que todos possam ver o Papa nas ruas por onde passa.

E em função do clima que afecta Moçambique, no mês de Setembro, caracterizado por ventos e chuvas, para além das questões de segurança, houve a atenção de garantir que o carro fosse estável, robusto e rápido em caso de emergência.

O Núncio confirmou que o Isuzu D-Max modificado e transferido para Maputo, “atendeu a todos esses requisitos específicos, incluindo design leve e fácil de usar”.

Depois da visita, o papamóvel será devolvido ao Quénia, onde será guardado para futuras viagens papais ao continente.

 

 A viatura predilecta do Papa Francisco

O MODELO deste papamóvel é inspirado no que transportou o Papa Francisco na visita que efectuou às Filipinas.

Consta que, o Sumo Pontífice gostou do carro e pediu que se fizesse um  igual e que depois seria comprado pelo Vaticano.

Conforme o jornal filipino Business Mirror, a companhia Isuzu Gencars – que montou naquele país – fez então uma réplica e doou-o ao Papa em Outubro de 2015 – o original está exposto em Manila.

De acordo com o portal português Observador, é já o segundo carro doado ao Vaticano pela Isuzu Gencars. Na descrição, a empresa explica que foram retirados os dois lugares traseiros para se colocar uma cadeira branca, em pele, vinda de Itália, para o Papa se sentar, e mais dois lugares laterais.

O carro conta também com uma pala de pexiglass, que vai do para-brisas até ao limite posterior do carro. Tem ainda iluminação bastante para que o Santo Padre possa ser visto durante a noite, para além de uma carpete vermelha, importada da Itália.

Foi posto igualmente um pequeno corrimão para o Papa se poder agarrar, caso queira ficar de pé, mas também para os seguranças se poderem agarrar o mesmo durante o cortejo.

“O Papa Francisco é simples e por isso não opta por carros de luxo. Esta é uma das suas marcas”, disse António Juliasse, Bispo Auxiliar de Maputo e coordenador-geral da visita papal.

 

 Obra para museus

NO que diz respeito aos dois papamóveis Land Cruiser usados pelo Papa João Paulo II, na visita a Moçambique em 1988, o Bispo Auxiliar de Maputo disse que o desejo da Igreja Católica era que os veículos estivessem preservados num museu.

“Poderia estar a servir ao turismo religioso, que move muita gente e envolve muito dinheiro”, afirmou, a referir, que é o que muitos outros países estão a fazer.

No entender do coordenador, o papamóvel merece o estatuto de património, visão que se estende à igreja da Beira que acolheu a missa do Papa João Paulo II, pois foi a primeira realizada por um Sumo Pontífice em Moçambique. 

Isuzu é uma marca de carros e motores do Japão, com sede em Tóquio e o seu primeiro automóvel foi produzido em 1918. Hoje, a empresa é uma das maiores produtoras de motor a diesel. A marca destacou-se pela sobriedade dos seus propulsores.

A companhia começou em 1893 com a antecessora Tokyo Ishikawajima Shipbuilding & Engineering Co. Ltd. Em 1922 produziu um veículo de passageiros, o Wolseley A9 em associação com a British Automaker Wolseley Motor Ltd.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *