Papa Francisco e Marcelo felicitam Moçambique pelos 45 anos da independência

Papa Francisco e o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, endereçaram mensagens de felicitação a Moçambique pela passagem dos 45 anos da independência.

 

Segundo a Presidência moçambicana, na sua mensagem a Filipe Nyusi, Papa Francisco afirma que “é com grata recordação dos dias felizes vividos com o povo moçambicano, que venho associar-me às alegrias da sua festa nacional” e deseja ao Chefe de Estado “maiores venturas nos caminhos do progresso integral e convivência fraterna para todos os cidadãos, sobre os quais invoco a contínua assistência e abundantes bênçãos de Deus omnipotente”.

Por seu turno, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, desejou “bem-estar pessoal, bem como de progresso e prosperidade” aos moçambicanos.

“Permito-me recordar, com muito apreço e saudade, a minha visita a Moçambique, em Janeiro deste ano, durante a qual pude testemunhar a cerimónia de tomada de posse de Vossa Excelência como Presidente de Moçambique”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Na mesma menagem, o estadista português considerou que a sua visita “constituiu também uma oportunidade única de contactar com a comunidade de portugueses residentes em Moçambique que, a par da comunidade de moçambicanos residentes em Portugal, são um elemento-chave do contínuo estreitamento dos Iaços entre os dois povos”.

O estadista português manifestou a Nyusi o seu empenho pessoal no aprofundamento e desenvolvimento constante das relações de amizade, parceria e de cooperação entre os dois países, para benefício mútuo dos dois povos irmãos.

“Gostaria ainda de sublinhar a importância da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da qual os nossos dois países fazem parte, e que constitui um fórum privilegiado de defesa de valores comuns e de afirmação de interesses partilhados no contexto internacional”, refere a mensagem do Presidente de Portugal.

 

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *