Nyusi em Jacarta para discutir cooperação no Oceano Índico

Primeira Cimeira da IORA

O objectivo da estadia de Filipe Nyusi na capital da Indonésia é de discutir a cooperação e estabilidade no Oceano Índico. Nyusi vai representar Moçambique na primeira Cimeira da Associação dos Países da Orla do Índico (IORA), que arranca amanhã na maior cidade da Indonésia.

No evento, a organização da Orla do Índico debate o reforço da cooperação entre os seus membros e a projecção de acções que visam tornar o Oceano Índico numa região pacífica, estável e próspera.

A cimeira abrange uma série de questões prioritárias para os países membros da IORA, incluindo Moçambique, nomeadamente, a segurança marítima, a facilitação do comércio e dos investimentos, a gestão das pescas, a gestão de desastres, a cooperação académica, científica e tecnológica, bem como a cooperação turística e o intercâmbio cultural, temas que se enquadram nos principais objectivos da IORA.

De acordo com um comunicado da Presidência da República, à sua chegada, o Chefe do Estado participou, hoje, como um dos principais oradores na terceira sessão do Fórum Empresarial da IORA, evento que decorreu sob o lema: “Rumo ao Crescimento Sustentável e Equitativo na Orla do Oceano Índico”. Aliás, Nyusi busca, também, naquele que é o maior arquipélago do mundo, localizado entre o sudeste da Ásia e a Austrália, oportunidades de parcerias em projectos de investimento em Moçambique.

A primeira cimeira da IORA foi antecedida por uma reunião de peritos, havida no Domingo, que incluiu funcionários de diversas especialidades de cada um dos países membros da IORA, que tinha como objectivo preparar os documentos a serem submetidos ao Conselho de Ministros que se juntam em Jacarta. Ainda na capital da Indonésia, segundo o comunicado presidencial, Nyusi vai manter um encontro bilateral com o seu homólogo Indonésio, Joko Widodo.

O Chefe de Estado é acompanhado por uma delegação que inclui os ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói; do Mar, Águas Interiores e Pescas, Agostinho Mondlane; Quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

Faz ainda parte da delegação a Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Moçambique junto da República da Indonésia, Maria Gustava.

A cimeira da Associação dos Países da Orla do Índico realiza-se sob lema “Reforçando a cooperação marítima para o Oceano Índico pacífico, estável e próspero”, e coincide com a celebração do 20º aniversário da organização.

Fonte: O Pais -Politica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *