O Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve ontem um encontro de cortesia com o antigo Primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, com quem abordou o estágio da parceria existente entre o Governo moçambicano e Instituto Blair para a Mudança Global, na área de Energia e Boa Governação.

Falando a jornalistas, Tony Blair disse que o interesse da sua instituição é assessorar o Governo a implementar uma estrutura de governação corporativa e institucional transparente e coerente, assim como desenvolver as suas políticas na área de energia, com destaque para a renovável.

A ideia, segundo Tony Blair, é trabalhar lado a lado com o Governo na partilha de experiências que tiveram sucessos noutros países, na implementação de programas e projectos para que os planos de Moçambique se tornem uma realidade.

“Não importa ter dinheiro e equipamento. Se não tem uma estrutura governativa transparente e coerente tudo desaparece”, observou.

Tony Blair assume que Moçambique tem grandes potencialidades nas áreas de energia, petróleo e gás. Porém, entende que o país ainda enfrenta desafios para a geração de mais energia e expansão da rede eléctrica a todas as zonas do país, necessitando, para tal, de ter experiências positivas que lhe auxiliem na implementação eficiente de suas políticas e projectos.

Enquanto isso, trezentas mil ligações de energia eléctrica poderão ser efectuadas este ano em diferentes pontos do país, segundo anunciou Mateus Magala, Presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique (EDM).

Magala, que falava ontem, em Maputo, à margem do encontro de cortesia entre Nyusi e Blair, explicou que o propósito é garantir que o número de novas ligações cresça cinco a seis por cento em 2018, e manter a cifra nos próximos dez anos, para que até 2030 se atinja o acesso universal à energia eléctrica, conforme as projecções do Governo.

“No ano passado ultrapassamos em 50 por cento a meta de 100 mil ligações previstas no Plano Quinquenal do Governo. Conseguimos fazer 150 mil ligações até Dezembro de 2017. Para este ano, o Governo prevê que façamos 200 mil ligações mas há uma aposta interna da EDM de realizar 300 mil ligações”, explicou Mateus Magala.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *