Evitar manobras perigosas e condução em estado de embriaguez, bem como atravessar a via em passadeiras e pontes pedonais são as mensagens deixadas aos utentes da via pública, de modo a reduzir o índice de acidentes de viação que têm ceifado vidas.

O apelo é da Cruz Vermelha de Moçambique (CVM), que fez uma simulação de primeiros socorros no entroncamento entre as avenidas de Angola e Joaquim Chissano, na cidade de Maputo.

Segundo Avelino Mondlane, presidente da CVM, muitos dos atropelamentos acontecem porque os peões não sabem como deve ser feita a travessia, mesmo havendo passadeiras ou ainda pontes pedonais.

Acrescentou que os automobilistas também praticam manobras perigosas na estrada sem se importar com as pessoas à volta, para além dos transportadores que conduzem à alta velocidade.

Com a simulação, a CVM pretendia trazer à superfície o impacto dos acidentes e sensibilizar os automobilistas e o público em geral a observar as regras elementares de trânsito.

Iva Mabombo, formadora da CVM, indicou que em caso de acidentes de viação a prioridade é para os feridos graves, que geralmente são os que não reagem.

Ester Baptista, agente da Polícia de Trânsito, lamentou o facto de os peões agredirem os agentes da Polícia de Trânsito quando estes apelam para o uso das pontes pedonais na Avenida de Moçambique.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *