A ASSEMBLEIA Municipal de Nampula aprovou, por unanimidade e por aclamação, a autonomização e elevação do Bairro de Muahivire à categoria de posto administrativo urbano, num acto guindado pelas bancadas da Renamo, Frelimo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

A elevação do Bairro de Muahivire a posto administrativo urbano, segundo fundamentação, surge para descongestionar os serviços prestados na sede do posto administrativo de Muhala, que congrega o bairro do mesmo nome e ainda os bairros de Namutequelíua e Muahivire.

Do trabalho de levantamento feito pela equipa deste projecto junto das autoridades comunitárias do Bairro de Muahivire ficou-se a saber que dento do mesmo raio existem outros dois bairros, nomeadamente Namiteca e 22 de Agosto, que compreendem as respectivas unidades comunais.

O vereador do pelouro de Urbanização e Gestão de Terras no Conselho Municipal da Cidade de Nampula, Alves Correia, que apresentou o projecto de transformação do Bairro de Muahivire em posto administrativo, explicou que a ideia remonta dos anteriores mandatos dos órgãos municipais da cidade de Nampula.

Conforme disse, e de acordo com os dados definitivos do Censo de 2017, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Bairro de Muahivire conheceu um crescimento populacional assinalável, agora estimado em cerca de 68 mil habitantes.

“O Bairro de Muahivire situa-se a uma distância muito longa da sede do posto administrativo de Muhala”, disse.

É que, segundo Alves Correia, enquanto os bairros de Namutequelíua e Muhala partilham uma distância relativamente menor à sede do posto, o mesmo não acontece em relação a Muahivire, que deve percorrer, transversalmente, todo o bairro de Muhala e mais a distância de Namutequelíua para aceder ao posto administrativo.

Com a autonomização e elevação do Bairro de Muahivire à categoria de posto administrativo, o distrito de Nampula passará a contar com sete postos administrativos, onde vive uma população de pouco mais de 740 mil habitantes.

Entretanto, a bancada da Frelimo recomendou à edilidade a efectuar a requalificação das actuais infra-estruturas da Direcção Social de Muahivire, edifício onde vai funcionar o posto administrativo, o que passa por, na sua reabilitação, ampliar e alocar equipamentos e meios de trabalho para oferecer serviços de qualidade aos utentes.

A bancada do Movimento Democrático de Moçambique disse estar satisfeita com a autonomização e elevação de Muahivire à categoria de posto, mas recomendou para o necessário cumprimento e materialização dos planos.

Caso tal não se concretize o MDM acredita que, sem serviços de qualidade, aquela infra-estrutura jamais será posto administrativo.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *