O saxofonista Moreira Chonguiça é o primeiro músico moçambicano a actuar no All-Star lineup para o International Jazz Day Global Concert em Tangier, Morrocos, a vonvite do Herbie Hancock Institute of Jazz em Washington.

Moreira Chonguiça é parceiro da UNESCO desde 2016 para as celebrações do Dia Internacional do Jazz. Todos os anos, Moreira Chonguiça é responsável por conceber e produzir as celebrações do Dia Internacional do Jazz em Maputo.

Mencione-se que no conceito de Moreira Chonguiça todas as actividades desenvolvidas são adequadas para pais/responsáveis e seus filhos, pois, pretende-se recuperar o sentido de Comunidade, Harmonia, Diálogo e Paz onde toda a família junta pode participar no mesmo evento.

Portanto, é um evento não só para os amantes do Jazz, mas para todos os que respeitam a vida e promovem a humanidade.

Moreira Chonguiça recebe, anualmente, a carta de reconhecimento assinada pelo Embaixador de Boa Vontade da UNESCO, Herbie Hancock através do Herbie Hancock Institute of Jazz pela contribuição feita ao longo dos anos no âmbito  da celebração do Dia Internacional do Jazz em Moçambique.

Em comunicado divulgado em Paris e Washington, DC, foi anunciado que a edição de 2024 do Dia Internacional do Jazz será celebrada em mais de 190 países a 30 de Abril.

A Directora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e o embaixador de Boa Vontade da UNESCO, Herbie Hancock, anunciaram que a cidade de Tangier, no Marrocos, será Anfitriã Global e ancorará os programas do Dia Internacional do Jazz em todo o mundo.

Um Concerto Global All-Star culminante no belo e novo Palácio das Artes e Cultura de Tangier – uma obra-prima arquitectónica – será transmitido via YouTube, Facebook, JazzDay.com, Nações Unidas e UNESCO para milhões de espectadores em todo o mundo.

Localizada no cruzamento da Europa e de África, Tangier é conhecida como um caldeirão de expressões culturais.

Além do Concerto Global, a UNESCO incentiva escolas, universidades e organizações não-governamentais de todo o mundo a celebrar o Dia Internacional do Jazz.

Locais de artes cénicas, centros comunitários, praças, parques, bibliotecas, museus, restaurantes, clubes e festivais organizam milhares de actividades, enquanto a rádio e a televisão públicas apresentam jazz no dia e sobre o Dia Internacional do Jazz.

Instituído pela Conferência Geral da UNESCO, em 2011 e reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional do Jazz reúne países e comunidades em todo o mundo, a cada 30 de Abril. (RM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *