A PROVÍNCIA de Manica passou, desde ontem (21), a realizar testes do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Para os testes, as autoridades provinciais de saúde recorrem a um aparelho que era usado para o diagnóstico da tuberculose.
”É com o mesmo aparelho que será feita a testagem da Covid-19 em pessoas que apresentarem alguns sintomas relacionados com a doença”, disse o chefe dos serviços provinciais de Saúde, Xavier Izidoro, na habitual reunião do Comité Operativo de Emergência (COE) para a saúde que decorre todas as segundas-feiras.
Esta acção visa reduzir o tempo de demora na testagem dos cidadãos. Contudo, Isidoro revelou queestão em curso esforços para a aquisição de um aparelho eficiente, para que todos os exames sejam feitos na província.
“A máquina tem capacidade de testar quatro amostras a cada duas horas. Como podemos ver, ela não é muito eficiente, mas podemos dizer que é avanço muito importante nosesforços daprevenção e combate ao novo coronavírus”, disse.
A província de Manica temcumulativo de 103 pessoas infectadas, das quais 81 estão recuperadas e somente 20 ainda activas da doença.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *