Malawi poderá reabrir universidades e escolas partir do próximo dia 13 de Julho

O Malawi poderá reabrir as universidades, escolas públicas e privadas a partir do próximo dia 13 de Julho.

 

Uma proposta nesse sentido foi apresentada, esta quarta-feira, pela comissão nacional de planeamento junto à comissão nacional de luta contra a covid-19, liderada pelo presidente Peter Mutharika, para dar a decisão final sobre o assunto.

Lewis Dzimbiri presidente da comissão nacional de planeamento explicou que a proposta de reabertura dos estabelecimentos de ensino foi elaborada após uma auscultação das partes interessadas.

O porta-voz do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, Chikondi Chimala, disse que em face do pedido, foi enviado um questionário a várias instituições de ensino e outros sectores para emitirem os devidos pareceres.

Entretanto o representante da comissão nacional de combate a covid-19 disse que a proposta será objecto de debate ao mais alto nível.

A proposta de reabertura dos estabelecimentos de ensino foi remetida num dia em que foram registados vinte e dois novos casos, elevando para trezentos e cinquenta e oito, o cumulativo de casos de covid-19 no Malawi.

Dos novos casos, onze são de cidadãos regressados da África do Sul, seis de profissionais da saúde e os restantes resultam da vigilância activa.

Os vinte e dois novos casos foram diagnosticados nas cidades de Lilongwe e Blantyre e no distrito de Ntcheu. ( RM Blantyre)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *