Ministério da saúde do Malawi declara surto de rubéola no distrito de Neno, sul do Malawi.

Das 25 amostras suspeitas que foram submetidas ao laboratório, 23 deram positivo, colocando o Ministério da Saúde em alerta máximo.

Os distrito de Neno e Mwanza, fazem fronteira com o distrito de Moatize em Tete, através do posto administrativo de Zóbuè.

Os casos foram notificados em cinco aldeias do distrito de Neno, sendo que a primeira vítima foi um bebé de seis meses detectado a 12 de Março passado na aldeia de Manyenje.

Face a situação, as autoridades de saúde do distrito, estão a realizar campanhas de sensibilização pública, educando as comunidades sobre as medidas de prevenção da rubéola e do sarampo.

A importância da vacinação, a necessidade de vigilância e monitoria dos casos de sarampo/rubéola, consta do teor das mensagens transmitidas.

O gabinete distrital de saúde de Neno activou a sua Equipa de Gestão de Incidentes para realizar uma campanha de vacinação suplementar contra o sarampo e a rubéola em todas as crianças nas áreas afectadas.

A rubéola, também conhecida como sarampo alemão, apresenta sinais e sintomas semelhantes aos do sarampo, como erupção cutânea irregular que começa no rosto ou atrás das orelhas e se espalha para o pescoço e corpo todo.

É uma doença contagiosa, mas é autolimitada ou seja, (cura por si só) em cerca de uma semana, mas pode ser grave se for contraída durante a gravidez, porque pode levar ao nascimento de crianças com síndrome da rubéola congénita.

A prevenção se dá por meio de práticas básicas de higiene, como lavagem das mãos com sabão, cobrir a boca e o nariz ao espirrar e tossir, sendo mais segura a vacinação. (RM Blantyre)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *