Uma equipa multissectorial acaba de localizar e remover, na Ilha de Inhaca, um corpo das quatro vítimas de afogamento ocorrido, recentemente, na Ilha dos Portugueses, situada a poucas milhas do distrito municipal de KaNyaka, na cidade de Maputo.
Trata-se do corpo de um, dos quatro turistas de origem sul-africana, dois homens e igual número de mulheres, que são dados como desaparecidos desde a tarde de segunda-feira, naquela parte insular da cidade de Maputo.
As operações de busca e salvamento em curso contam com três embarcações e está sendo levada a cabo por uma equipa que integra a Polícia Marítima, Fluvial e Lacustre, Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), Ministério da Saúde, Estação de Biologia Marítima de Inhaca e Administração Marítima.
A informação foi facultada à nossa Reportagem por Dinis Titosse, vereador do distrito Municipal de KanYaka.
Segundo Titosse, a recuperação do corpo resulta da melhoria significativa do estado do tempo e da agitação marítima, factores considerados favoráveis para as acções de busca e salvamento.
Neste momento, continuam as actividades de busca e salvamento das restantes três vítimas, no mar e na orla marítima, bem como, nos locais que se presume possa se achar os mesmos, salientou a fonte.
O grupo partiu da Escola Náutica, em Maputo, a bordo de uma embarcação alugada. Antes de alcançar a Ilha dos Portugueses escalaram a Ilha de Inhaca, onde passaram refeições.
No local, cinco elementos do grupo lançaram-se à água enquanto os restantes aguardavam na praia. Um dos afogados foi resgatado com vida pelo piloto do barco.
Fonte:Jornal Notícias