Projecto vai abranger 500 mil idosos nas províncias de Maputo, Gaza e Tete

 

A HelpAge, uma organização internacional que opera no sector de apoio à pessoa da terceira idade, lançou, esta segunda-feira, em Maputo, um projecto que visa garantir e expandir os direitos e dignidade da pessoa idosa em Moçambique.

Com uma duração de cinco anos, o projecto será implementado, numa primeira fase, nas províncias de Maputo e Gaza, ambas na região sul, e Tete, no centro.

O projecto, financiado pela embaixada da Irlanda, é implementado em parceria com o Fórum da Terceira Idade, Associação de Protecção do Idoso da província de Tete e a Diocese dos Libombos da Igreja Anglicana.

Segundo o director nacional da HelpAge, Litos Raimundo, o projecto vai abranger um total de 500 mil idosos, nas referidas províncias. “Estamos, agora, numa fase piloto e vamos apenas abranger estas três províncias”, disse a fonte.

Para o efeito, a HelpAge e parceiros vão mobilizar as pessoas da terceira idade para a promoção e implementação da nova estratégia de subsídio ao idoso, assim como garantir mais ferramentas do Governo na aplicação desses subsídios de uma forma mais eficiente. “Precisamos de mais ferramentas de controlo e monitoria. Queremos que o subsídio aumente e tenha mais cobertura. Agora, deve estar a abranger quase 200 mil pessoas idosas, num universo de um milhão”.

Segundo a fonte, o projecto servirá para preparar o relatório da HelpAge sobre a situação da pessoa idosa em Moçambique.

Fonte:http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *