O Major-general Mariano Nhongo será o provável presidente da Junta Militar da Renamo. Este referiu que tal facto dependerá dos conferencistas mas garantiu que se esta for a vontade dos membros da Junta Militar, aceitará de bom grado as funções de presidente

Major General Mariano Nhongo will be the likely president of the renamo military junta. He said that this will depend on the speakers but ensured that if this is the will of the members of the military junta, he will gladly accept the functions

Translated from Portuguese

Junta Militar da Renamo elege esta segunda-feira o seu presidente

"O primeiro passo que a Junta Militar da Renamo (JMR) irá seguir, na próxima segunda-feira (amanhã), logo depois da eleição do presidente do partido é criar um grupo de contacto para estabelecer de imediato um diálogo com o Governo com vista a renegociarmos o processo de Desmilitarização, D…


Fonte

49 thoughts on “Junta Militar da Renamo elege esta segunda-feira o seu presidente”
  1. E o Sr.Ossufo fica como presidente adjunto😀😀😀.
    Assim queremos outra assinatura de acordo de paz e reconciliação entre o Presidente da República Filipe Nyusi e o novo líder da Renamo o Sr.Mariano Nyongo.

  2. Sinceramente, vão passear a Renamo 1 e 2 juntas pah!!! We want peace!! Vão ser “castigados” em Outubro!! A 1 e a 2 e quiçá uma 3a que possa aparecer, brinquem as escondidas entre vocês mas não nos levem convosco para as vossas brincadeiras, BASTA!!!
    Gostava de saber de que lado estão os “Unays Cambumas” da vida, se na 1 ou na 2 ou se são eles que vão criar a 3, bandidagem não acaba?! 🤔 Vão “mazé” ver se o sol ☀ é quadrado!! VÃO PASSEAR LONGE!!

  3. Mas será que esses guerrilheiros não participaram no congresso que elegeu Ofusso Momade para a presidência da Renamo? Se foram excluídos nesta reunião aí as consequências. Todos os dias falamos da exclusão social, económica, mas não estamos a fazer nada para acabar. Enquanto houver este mal em Moçambique, teremos estes problemas. Não sei se é a Renamo ou Frelimo mas alguém deve resolver este problema, não queremos mais conflitos neste país, por favor senhores armados.

  4. As raízes geralmente ficam debaixo da terra. … A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. Caule: O caule é o tronco das árvores.

  5. Eu não percebo porque é que, depois daquela série de rondas sem resultados, depois de uma série de contactos, negociações, que duraram cerca de três anos, sem ninguém perder a paciência, justamente agora, na última curva, e perante este pendente do grupo Nhongo, começamos a correr com o processo, sem olhar para atrás. Porque? Custava alguma coisa termos mais um ou dois meses de paciência, para se resolver este problema? Estamos a ser patetas no mundo, por culpa própria! Se esta corrida final deveu-se ao calendário eleitoral, que significado têm as eleições, sem estabilidade? O país não desaparece hoje, o povo não extingue hoje. De 1975 até 1993, não havia eleições, o país desapareceu? Correr com um processo sensível como este, justamente numa altura em que as sirenes vermelhas tocavam muito alto, só porque iríamos falhar o calendário eleitoral, isso é patético.

  6. Os que estão a financiar e assessorar esse tak de Nhongo são inimigos da paz, querem perpetuar a instabilidade no país. O Estado deve se posicionar e não permitir que esse foco de violência “tenha pernas pra andar”…
    Estamos fartos de viver num país “armado”.

  7. O Nhongua quer brincar a cabra cega. …pensa que é igual a Afonso Dlakama, isso já é demais….mas também se o governo em 1994 só lhes deu uma Cantana depois de 16 anos aí também é complicado; mas Nhongua devia ter outra forma de reivendicar esta não me parece inteligente pode ser “varrido ” com bombas governamentais

  8. O papel mais decisivo neste processo de desmobilização reintegração e desarmamento dos homens da renamo, depende em primeiro lugar do governo e não da renamo. Esse processo na minha opinião não anda para frente porque o governo está interessado em apenas desarmar a renamo e muito menos está interessado em reintegrar os seu homens. Fala-se de 10 oficiais da renamo reintegrados na polícia. Não precisa microscópio para perceber que só 10 oficiais não representa a renamo e nem tão pouco pode se usar 10 oficiais como amostra de tantos oficiais que a renamo possui. Por outro lado, recordo me que o presidente Nhusy chegou a excluir alguns homens que a renamo indicou na lista. Quem garante que alguns homens que Nhusy excluiu daquela lista eram importantes para renamo? Em contra partida eu não acho que seja difícil para o ossufo Momade incluir da lista, todos os homens da junta militar. Talvez o erro que ele está a cometer e que lhe faz perder credibilidade na sua liderança, é que ele está a fazer as coisas com pressa e precipitação talvez para sair do mato e ir fazer a campanha eleitoral assim como também o próprio Nhusy. Mas a verdade é essa que esse novo acordo de paz, foi precipitado por ambas as partes da liderança. Então sentem e resolvam com detalhes. O povo não está interessado nas eleições mas sim está interessado pela paz e fim dos conflitos armados no país.

  9. Esta é a forma de se chegar ao Partido das dívidas impunes, em que o horizonte de esperança é combater a corrupção que atrasa o desenvolvimento mas engorda as contas pessoais dos governantes

  10. Assim vamos nós… de crise em crise, rumo ao abismo! Com o tempo esfuma-se também o sonho e a esperança por um futuro risonho, sistematicamente hipotecado e adiado por interesses algozes desta ou daquela quadrilha. Gerações vem, gerações vão! Os outros dedicam-se à ciência, à inovação e ao progresso, mas isto continua a mesma mer** desde ’77… Até quando, Moçambique? Acorda, meu país. Ganha tempo.

  11. A imprensa também joga um papel negativo na difusão de certo tipo de informação. Os tipos acabam ganhando protagonismo por conta da audiência que lhes é dada. Estamos fartos desses cambalachos. Já não são tempos de política militarizada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *