Ex-seleccionador nacional substitui croata Boris Pusic

João Chissano será apresentado nos próximos dias como novo treinador do ENH de Vilankulos, em substituição do croata Boris Pusic, que esteve à frente da formação na temporada passada.

Na equipa de Vilankulo, Chissano será auxiliado por dois homens da casa, nomeadamente, Eurico da Conceição e Artur Romão, que foram adjuntos do croata na época passada e que estiveram a frente dos destinos da equipa no início da pré-época.

Esta é uma nova aventura deste técnico, que, além do Costa do Sol e Desportivo de Maputo, já foi seleccionador nacional, tendo no seu historial em frente dos destinos da equipa de todos nós, a qualificação ao Campeonato Africano das Nações para jogadores que actuam nos respectivos países, o CHAN, que teve lugar em 2014, na vizinha África do Sul. Nessa competição, recorde-se, os Mambas terminaram no último lugar na fase de grupos.

Na selecção nacional, João Chissano perdeu a luta pela qualificação ao Mundial de 2018, diante do Gabão, falhou a qualificação ao CAN 2013 e 2015, respectivamente, tendo sido substituído por seu melhor amigo de aventuras, Mano Mano, que iniciou a campanha de qualificação ao CAN-2017, onde perdeu os dois primeiros jogos diante do Ruanda, em casa, e Maurícias, fora, pelo mesmo resultado de 0-1.

Ao nível dos clubes, Chissano conquistou a dobradinha ao serviço do Costa do Sol, em 2007, no último ano em que os “canarinhos” conquistaram títulos nacionais. Mas está, também, no curriculum de João Chissano a descida de divisão, ano passado, ao serviço do Desportivo de Maputo, com Mano Mano como adjunto, depois de ter treinado a selecção nacional.

Esta será a primeira vez que João Chissano não terá a companhia do seu fiel adjunto, Mano Mano, na aventura a Vilankulo, já que Mano Mano vai treinar o Racing de Maputo, que participará no campeonato de futebol da capital do país.

Para já, o ENH de Vilankulo era a única equipa que ainda não tinha revelado o nome do seu treinador, quando todos os clubes que vão militar no Moçambola-2017 já o tinham feito.

O Ferroviário da Beira, campeão nacional, vai continuar com Aleixo Fumo, enquanto o vencedor da Taça de Moçambique e vice-campeão nacional, trocou Artur Semedo por Chiquinho Conde.

Nos restantes clubes, os treinadores escolhidos para esta temporada futebolística são: Clube do Chibuto (Daniel Portela), Ferroviário de Maputo (Lucas Barrarijo), Ferroviário de Nampula (Arnaldo Salvado), Ferroviário de Nacala (Rogério Balate ‘Zulu), Desportivo de Nacala (Antero Cambaco), Maxaquene (Antoninho Muchanga), Costa do Sol (Nelson Santos), Liga Desportiva de Maputo (Daúde Razak), Chingale de Tete (Mussa Osman), 1.º de Maio de Quelimane (Cesário Matos), UP de Lichinga (Victor Matine), Associação Desportiva de Macuácua (Sebastião Cândido) e Textafrica de Chimoio (Abdul Omar).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *