Docentes universitários e pesquisadores defendem a necessidade do Estado e as instituições do ensino superior em Moçambique potencializarem os jovens inovadores com ferramentas necessárias para que os mesmos possam ajudar a trazer ideias e soluções dos problemas que enfermam as comunidades.

A região do vale do Zambeze é considerada uma área potencialmente rica e com condições favoráveis para que as comunidades que nela residem prosperem. entretanto, a situação em que elas se encontram actualmente, não reflete a realidade, e o nível de desenvolvimento da população continua baixo.

Para inverter este cenário, professores universitários e pesquisadores, defendem a necessidade de se potencializar cada vez mais jovens inovadores com ferramentas que possam impulsionar suas actividades de modo que os mesmos possam apoiar na solução dos problemas que enfermam as comunidades.

Os intervenientes referem também que as investigações viradas às pesquisas e extensão universitária no país devem ser mais aprimoradas. Os docentes falavam, nesta sexta-feira, em Tete, durante o primeiro fórum de investigação e inovação, uma iniciativa da Agência do Vale do Zambeze e dirigida pela Secretaria de Estado naquela província.

O primeiro fórum de investigação e inovação científica, decorre desde esta sexta feira, tem duração de dois dias e conta com a participação de membros do Governo, investigadores, docentes , pesquisadores, estudantes e associações juvenis das províncias de Tete, Manica e Sofala.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *