A Província de Inhambane está desde a madrugada de hoje sem energia eléctrica, devido à ruptura de uma cadeia de isoladores numa torre e consequente queda de condutor da linha de transporte que alimenta a subestação de Lindela a partir de Chicumbane, na província de Gaza.

Segundo apurou hoje, o “Noticias”, o problema ocorreu na zona de Chongoene, próximo do cruzamento entre as estradas nacionais número Um, e a que dá acesso ao município de Chibuto, via Malehice.

De acordo com Celso Saete, director regional Sul de Transmissão na Electricidade de Moçambique, o acto ocorreu cerca das três horas da madrugada, e neste momento decorrem trabalhos de reparação que devem ser concluídos ainda esta manhã.

A linha Chicumbane-Lindela tem mais de 250 quilómetros de extensão, mas graças aos dispositivos de localização de defeitos instalados nas  subestações, foi possível determinar com certa precisão o local do problema e começar-se com a logística para a devida reparação, acrescentou a fonte.

Apontou ainda que “por sorte havia uma equipa técnica na Macia que se juntou ao pessoal de Xai-Xai para resolver esta situação”.

Neste momento, apenas o distrito de Vilankulo é que tem energia, uma vez que é abastecido através da central de Temane, que gera electricidade a partir do gás natural.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *