A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) anunciou ontem a suspensão da operação denominada “Kulaya”, que tinha em vista educar e sensibilizar os agentes económicos a cumprir com as normas em vigor sobre embalagens de produtos e de apresentação do selo de fortificação de alimentos.

A interrupção das acções inspectivas foi confirmada ontem, ao “Notícias”, por fonte da INAE, sem contudo apresentar os motivos desta decisão.

De referir que a operação “Kulaya”, lançada no passado dia 3 do mês corrente, contava também com o envolvimento do Ministério da Saúde (MISAU), conselhos municipais, Instituto Nacional de Normalização e Qualidade, entre outras instituições que regulam a actividade económica.

 A fonte garantiu ainda que os motivos que levaram à suspensão imediata da operação serão divulgados nos próximos dias.

Durante as operações de fiscalização, as equipas envolvidas no processo haviam constatado diversas anomalias nos estabelecimentos comerciais, sobretudo no que respeita ao empacotamento de produtos sem a autorização do INNOQ.

Para além desta anomalia, foram encontrados e cativados  enchidos de frango sem rótulo, marca ou prazos de validade.

Na ocasião, a inspectora-geral da Inspecção Nacional das Actividades Económicas, Rita Freitas, explicara tratar-se de uma operação educativa e sem carácter sancionatório, mas caso fossem constatadas irregularidades que atentassem contra a saúde pública os estabelecimentos envolvidos seriam encerrados.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *