O CENTRO de Pesquisa Clínica e Treino, inaugurado ontem no Hospital Central de Maputo (HCM), deve dinamizar estudos sobre o cancro, com vista a melhorar o diagnóstico e tratamento desta doença, conforme recomendou Ilesh Jani, vice­ministro da Saúde.

Neste momento o cancro é uma das principais causas de morbidade e mortalidade no país em pessoas com mais de 50 anos e terceira entre os 15 e 49.

Intervindo na inauguração do centro, Jani explicou que o cancro não pode ser encarado como preocupação do futuro, daí a necessidade de se pôr foco na sua investigação.

Assim, a expectativa é que o centro dinamize e promova pesquisas em outras áreas de saúde, como as doenças infecciosas, não transmissíveis, a exemplo da hipertensão e diabetes, patologias com alta prevalência no país, e o trauma.

Destacou que a investigação é fundamental para o desenvolvimento do país, referindo-se à necessidade de investimento na produção de conhecimento, sobretudo na pesquisa clínica e sistemas de saúde.

“Esta unidade é dedicada à pesquisa clínica e tem a possibilidade de, por um lado, produzir conhecimento e, por outro, melhorar o diagnóstico, tratamento e reabilitação do doente”, frisou.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *