O Governo aprovou, esta terça-feira, o Plano de Reconstrução das zonas afectadas pelo terrorismo na província de Cabo Delgado para o período 2021-2024. Também foram aprovados os respectivos mecanismos da sua implementação. A informação foi avançada pelo porta-voz do Executivo, Filimão Suazi, à saída da 32ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros.

 

Em conferência de imprensa concedida na tarde de ontem, Suazi não avançou as datas do arranque da execução do plano, seu orçamento e muito menos o agente implementador. Apenas afirmou que o Governo irá organizar uma cerimónia específica em que serão partilhados dados relativos a esse assunto.

 

Porém, garantiu que parte do dinheiro será proveniente dos cofres do Estado. Aliás, explicou que, neste momento, decorrem acções no terreno, como são os casos da reposição da linha de energia e das vias de acesso, cujo financiador é o Estado moçambicano.

 

Refira-se que os ataques terroristas duram há quase quatro anos, tendo causado a morte de mais de 3000 pessoas e forçado o deslocamento de perto de 850 mil indivíduos. Sublinhar que Mocímboa da Praia, Muidumbe, Quissanga, Palma e Macomia são os distritos mais afectados pelos ataques terroristas. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *