O governador de Tete, Paulo Auade, apelou aos potenciais eleitores para que afluam em massa às urnas nas eleições autárquicas marcadas para 10 de Outubro próximo, nos quatro municípios da província.

Nesta província, o pleito terá lugar na capital (Tete) e nas vilas de Moatize e Ulónguè (no distrito de Angónia), e Nhamaiabue (em Mutarara), onde 215 agentes de educação cívica terminaram a sua formação em matérias de como mobilizar o eleitorado para ir votar.

Falando no lançamento da campanha de educação cívica eleitoral, que arrancou sábado em todo o país, Auade disse que as eleições autárquicas devem decorrer num ambiente de paz que está a ser vivido no âmbito dos esforços do Presidente da República, Filipe Nyusi.
“As eleições autárquicas devem servir de uma oportunidade para a escolha de dirigentes municipais e também de festa para os moçambicanos. Devem decorrer num ambiente de paz, que está a ser vivida no âmbito dos esforços do Presidente da Republica, que chegou a consensos com o malogrado líder da Renamo, Afonso Dhlakama”, disse.
“Os agentes de educação cívica eleitoral foram capacitados para sensibilizar e mobilizar os cidadãos, por isso, pedimos para que haja maior colaboração da população e esperar pelo dia 10 para cada um exercer o seu direito cívico consagrado por lei”, acrescentou.
Por sua vez, o presidente da Comissão Provincial de Eleições, em Tete, Ussumane Cassamo, disse esperar que a campanha decorra sem sobressalto. ‘Apelamos para que os partidos políticos e outros actores ajudem a mobilizar os eleitores para que no dia 10 todos se dirijam às urnas para a votação”.

Paralelamente, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) também está a preparar a outra fase, que é a de formação de Membros de Mesas de Voto (MMVs), que arrancará no dia 16 de Setembro próximo.

“Ainda no quadro de preparação para as autárquicas deste ano, estamos a organizar as urnas, candeeiros e malas para que quando chegar a vez de envio para os municípios não haja falha”, disse à AIM o porta-voz do STAE, na província de Tete, Victorino Barra, anunciando que no total serão 281 mesas de votação nas quatro autarquias da província, onde o STAE recenseou um universo de 201.028 potenciais eleitores.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *